VARELA Varela_catao2

região: no extremo noroeste
com: carro
duração: ao menos 2 dias
período: nov-jun


Praias das mais famosas e bonitas da Guiné-Bissau.
Você pode chegar lá a partir de Bissau em metade de um dia e há uma boa aparthotel aonde hospedar.

A tabanca de Varela, situada a 16 km de São Domingos, é rodeada de belas praias, entre os quais a praia dos pescadores, Catão, Edjim, Djufunco e várias outras que estão escondidas na natureza, com ar puro e marés constantes mas suaves.
O micro-clima é particularmente fresco.Tem uma praia mesmo de Varela, outrora uma linda praia, que actualmente está a sofrer por causa da erosão e pela presença duma casa de férias militar, mas mesmo assim tem muito encanto.
Em relação ao Resort de Cap Skiring, que fica pouco mais a norte, por outro lado da Fronteira com o Senegal, pode-se dizer que a zona de Varela e o seu ambiente natural têm o cheiro de África genuína.

Praia dos Pescadores
Chamada Praia dos Pescadores porque é porto onde os pescadores partem para a pesca, está praia como outras é a continuidade da de Varela, muito linda, água calma e também muito acolhedor, tem uma linda vista e se respira o ar muito puro.
Ainda não muito descoberta, por quem lá passa, mas para quem já lá esteve sabe que é uma maravilha.

Praia de Niquin
Um lugar exótico para quem quer descobrir a verdadeira África e seus encantos, fica a 3 km da praia da varela, um lugar frequentado por turistas apto para pesca, um espaço por descobrir.

Praia de Catão
A tabanca de Catão fica a 2 km da estrada que liga varela São Domingos, considerada muito linda, famosa por ter hipopótamos e lindas aves que vivem nas mangróvias. Para lá chegar é preciso um meio de transporte que pode ser carro ou moto. Vai até certo ponto depois da tabanca, a pé até a praia, mas tem ainda uma travessia no meio das mangróvias, posto esta travessia se chega a linda praia.

Praia de Edjim
A 13 km de estrada que liga São Domingos e Varela, fica a praia de Edjim, também considerada uma zona de elite para quem quer descobrir os encantos da natureza, também tem lindas praias. 

Morar alguns dias em Varela para fazer  outras actividades e excursões
Os populares dessa zona têm uma rica tradição, têm festas das mães (padidas), fanado e danças tradicionais.
Praticam a pesca como suas actividades principais, a extracção de óleo de palma e colheita de ostras e outras actividades.
São considerados muito acolhedores.

Para quem queira passar algum tempo em Varela, as oportunidades de participar a uma ou mais dessas actividades e festas são muitas.
A morada pode ser no simples, mas muito bom aparthotel “Chez Hélène”, um lugar calmo e tranquilo no meio da natureza, com casas pintadas com as cores da África.
O hotel tem canoas, motos e equipamento de pesca desportiva, todo para aluguer.

Os gerentes do hotel organizam também pacotes de excursão na região ao redor, que podem incluir visitas ao Senegal  no Porto de Sucudjaque, Ziguinchor e Cap Skring.
Organizam também a caça e a pesca, para os amantes dessa actividade.

PARA RESERVAR: ligar ou escrever ao endereço indicado na página CONTACTOS