LAGOA DE CUFADA Cufada 0

base: Buba
com: carro
duração: 1 dia ou mais
período: nov - jun
atenção nos passeios de canoa ou a pé


Um sítio muito interessante, onde se pode observar os habitats de muitas aves aquáticas, que permanecem nessa lagoa em sua rota migratória da África para a Europa.

Cufada 3 Cartina_Rios_CufadaO habitat do Parque
O parque é coberto em parte por floresta sub-húmida ou savana com árvores, habitada por aves, mamíferos e primatas.
Para os amantes de ornitologia, há a oportunidade de ver mais de 250 espécies de aves; note-se que esta é a base da migração para 2% dos pelicanos mundo.
Há também muitas outras espécies de animais, alguns espalhados por quase toda a África (leopardo, hiena, chimpanzé), enquanto outros são específicos para a África Ocidental (antílope da água, cefalófos ou duiqueiros com dorso amarelo, grous coroados, ganso pigmeu Africano, ganso Gâmbia, Calau de crista amarela,....).
As espécies marinhas são: crocodilo preto, barracuda, tilápia, peixe-boi.
Especialmente para o barracuda, o Rio Grande Buba é tão importante como área de reprodução.

Visitas e outras actividades

Pellicano1

  • Observação de animais

Esta é a principal atracção do parque. O momento em que você pode encontrar mais facilmente os animais mais raros é à primeira luz do dia, por isso é aconselhável chegar lá muito cedo.
Você pode, então, passar o resto do dia andando e olhando para os pássaros da lagoa, que param aqui durante todo o dia, especialmente durante os períodos de migração.

    • Alguns caminhos de canoa ou de pé:

Para cada um destes caminhos devem agendar um dia inteiro. Você pode ver em um mapa onde são os lugares que nos propomos. Faça o download do mapa do parque.

Pellicano2-        Caminho de rios de água salgada (Rio Fulacunda e Rio Grande di Buba)
-        Caminho de rios de água doce (tra Madina Ache, Cantanha ed il rio Corubal)
-        Passeio ao longo do rio Corubal e dos seus braços.
No percurso a pé observe os pontos interessantes da Uama Porto ao norte de Ga Gregório Bacar Conté ao sul.

Nenhum caminho é perigoso, mas as rotas não são relatados e portanto deve ser acompanhado por um guia do parque, mostrando o caminho a seguir e a atenção a seguir.
As trilhas de caminhada são muitas vezes incompletos e desigual, por isso é necessário roupas de protecção (ou seja, sapatos bem atado e vestidos com mangas e calças compridas) e um treino decente.

  • Mato Sagrado

Outra atracção de grande interesse, para aqueles que possam dedicar um meio dia mais no parque, é a visita do Mato Sagrado, uma área de floresta no meio do parque, sagrada para a cultura animista.
Cufada 4Nem sempre os visitantes são permitidos, por isso antes de planear a sua visita, por favor contacte o organizador da viagem.

  • Outras actividades

Caiaques estão disponíveis para alugar e fazer a travessia da lagoa, uma bela experiência no silêncio quebrado apenas pelo marulhar da natureza das pás e os gritos de aves.
Na lagoa de água doce no meio do parque, um lugar chamado Cantanha, não há peixes ou outros animais perigosos, e você pode fazer até o banheiro.

Cufada 2

Como chegar e onde passar a noite
Não há lugares para dormir no parque: é necessário ficar em Buba, uma cidade 20 quilómetros de distância, cerca de 30 minutos de distância de carro.
Quem deve voltar à noite pode deixar a lagoa no meio da tarde e, após 3 a 4 horas, chegar em Bissau.
Aqueles que podem passar a noite novamente em Buba também podem agendar uma visita ao anoitecer, para ter outras possibilidades de ver mais animais.
É na expectativa da construção de uma área de camping com alguns bangalós e uma área comum com cozinha e WC.

Algumas informações sobre o Parque
Nascido em 2000, o Parque Natural das Lagoas de Cufada fica entre o Rio Grande de Buba e o Rio Corubal.
Abrange uma área de 89.000 hectares que, apesar de ter sido composta em sua maior parte pela massa da terra, é a maior reserva de água doce na Guiné-Bissau.
A importância desta área para espécies migratórias tem sido reconhecida como um sítio Ramsar, de acordo com a Convenção Internacional sobre Zonas húmidas de Importância Internacional.

PARA RESERVAR: ligar ou escrever ao endereço indicado na página CONTACTOS