
Lugar: Cacheu
Duração: 2 dias
Período: fim de Novembro
(pedir ao endereço indicado na página CONTACTOS para conhecer as datas)
Um festival para conhecer os vários aspectos da culinária local numa atmosfera festiva com muita gente e podendo assistir a apresentações e participar em visitas.
O Festival foi promovido pela ONG AD, com o apoio da UE e das ONGs AIN, MAVA e IUCN.
Depois da primeira edição que ocorreu em junho de 2013, é previsto que seja repetido cada ano no mesmo mês.
O objectivo é de valorizar a cultura local através da promoção da culinária tradicional e, por outro lado, salientar a riqueza do Rio Cacheu e o que ele representou no passado pela população da Guiné-Bissau.
Pela boa comida tradicional de Cacheu são accionados vários restaurantes com pratos locais.
Mas durante o festival, na cidade de Cacheu desenvolvem-se diversas atividades culturais específicas, tais como reuniões, discussões e demonstrações práticas de gastronomia local e mostras características.
Visitando Cacheu na ocasião do Festival, você pode visitar o percurso da memória descrito na página CAMINHO DE ESCRAVOS.
A cada ano, a parte gastronómica do festival centra-se em um tema diferente: por exemplo, o primeiro festival, a edição de 2013 da qual relatamos aqui o programa e fotos, tinha o lema "Produtos do Mar".
Programa:
- projeção dos filmes “Quilombo” de Cácá Diegues, do Forum da Escravatura de 2013, da TVK e “Uma irmã de cuidado”, com Whoopi Goldberg
- Djumbai de música tradicional com Grupos de Mandjuandades
- debate sobre “Nutrição com base em produtos locais”
- sketch de teatro dos “Fidalgos” BRABESSA DE AMAMBARCA
- visita guiada à Fortaleza, futuro Memorial da Escravatura e Porto de Escravos
Para ver as fotos clique aqui.
Para obter informações mais detalhadas sobre a próxima edição e para saber como participar: ligar ou escrever ao endereço indicado na página CONTACTOS.