ORANGO – ANGAGUMÉ Ancagume_collana

base: Eticoga ou Orango P. Hotel
duração: meio dia
fácil caminho a pé
período: nov-jun


Angagumé, a antiga capital da Ilha de Orango, famosa por ter sido a sede da Rainha Okinka Pampa. A comunidade ainda é governada por uma Rainha.

Um passeio relativamente fácil a partir do hotel ou da casa do Parque de Orango.

A partir do Orango Parque Hotel, o caminho começa na longa praia branca indo em direção ao interior da ilha rumo a Eticoga onde é a casa do IBAP.

Ancagume00A tabanca de Angagumé é uma pequena aldeia, rodeada por grandes árvores.
A vida na tabanca é ainda como nos séculos passados. A Rainha, que se poderá encontrar durante a visita, é eleita entre as mulheres da tabanca e permanece no cargo para o resto da vida. Após a eleição ela deve deixar a sua família e dedicar-se exclusivamente aos interesses da comunidade. A autoridade dela é reconhecida em todo o arquipélago embora, felizmente, nos dias de hoje o seu poder não ser o mesmo que o da Rainha Pampa, da qual se recorda a crueldade especialmente a ligada ao comércio dos escravos.

Uma atração especial é o Mausoléu da Rainha Pampa, não está sempre aberto pois para visitar é necessária uma licença e deverá perguntar pela mesma a quem vos acompanhar. O mausoléu contém o túmulo da Rainha e de toda a família real.

Ancagume01 O artesanato local merece especial atenção, sobretudo a produção de esteiras e de mobília feitas a partir de uma madeira local, muito leve.
Os produtos são vendidos tanto na ilha como no continente.

Os móveis do Orango Parque Hotel foram feitos pelos artesãos de Angagumé.

Outras atividades de tabanca são a pesca e a cultivação de arroz: é interessante ver os recipientes de arroz, guardados sob os tectos das casas, que são bastante salientes protegendo assim o arroz da chuva.

 

Ancagume02 Ancagume03 Ancagume04 Ancagume05

PARA RESERVAR: ligar ou escrever ao endereço indicado na página CONTACTOS