
base: estrada Bissau - Buba
com: carro
duração: é bastante ½ ora
ou senão pode-se passar a noite no hotel
Os saltos do Rio Corubal: um momento agradável para admirar a paisagem durante uma viagem de Bissau para o sul ou a oportunidade de passar uma noite no hotel com vista para o rio.
A estrada que vai de Bissau para o sul, logo após cruzar o Rio Geba em Bambadinca, encontra o rio Corubal exactamente no ponto onde forma as corredeiras chamadas “Saltinho”.
Elas são chamadas assim porque a diferença é pequena, apenas a alguns metros, mas é um cenário muito agradável. A quantidade de água é maior imediatamente após o final da época das chuvas, para diminuir um pouco durante a estação seca, mas ainda assim mantem-se impressionante.
Passeando na ponte em betão armado de forma de arco suspenso, que atravessa o rio em frente do salto, você pode admirar as águas saltando as camadas de rocha em toda a extensão. Recomenda-se também ao visitante mais apressado para atravessar a ponte a pé.
Do alto da ponte você pode ver as mulheres da aldeia vizinha de Sintchan Sambel em vários bastiões de pedra para lavar e conversar umas com as outras. Se você puder, vai até o rio depois da ponte para vê-las mais de perto.
Ao lado da ponte há um restaurante - hotel, onde você pode parar para o almoço ou para passar a noite. Você pode pedir ao gerente para indicar onde fazer um passeios ao longo do rio ou para alugar uma vara com a qual pescar nas águas calmas em baixo do saltinho.
Um pernoite em Saltinho pode ser a solução ideal se você quiser fazer uma breve visita a um local próximo e voltar a Bissau no dia seguinte. Sugere-se de combinar a visita à aldeia de Tabató onde constroem instrumentos musicais (ver a página OS BALAFONES DE TABATÓ).
Por esta ou outras combinações, bem como reservas ou informações, ligue ou escreva para o endereço indicado na página CONTACTOS.
(Vista do jardim com o rio atrás, a partir da entrada do hotel)