AS PRAIAS DAS ILHAS E DO CONTINENTE
Na Guiné-Bissau, as praias não são muitas, mas são muito bonitas: não há turismo balnear consolidado e as praias são calmas e muitas vezes quase desertas.
A temperaturas agradável torna possível passear na costa durante a maior parte do ano.
Mesmo durante a estação chuvosa, nos dias em que o sol está brilhando, o ar e o mar são particularmente claros e você pode desfrutar das muito belas vistas.
As praias são as mais interessantes e mais numerosas nas ilhas, mas há algumas muito agradável mesmo no continente.
Ilha de Bolama
A Bolama as melhores praias estão na ponta sudoeste, a área mais remota da ilha, que é alcançado ao longo de caminho na floresta e em áreas cultivadas. Impressionante é a praia chamada Areia Branca. O ideal é fazer o percurso de bicicleta.
Ilha de Bubaque
Nesta ilha, recomendamos a visita da praia de Bruce, muitas vezes quase deserta, localizada em um final tranquilo da ilha. O sucesso desta praia é a sua acessibilidade difícil: não existem infra-estruturas turísticas e as estradas que vão lá estão fechadas para carros. Portanto, os únicos visitantes são os habitantes das aldeias vizinhas.
Ilha de Rubane
Esta ilha é uma das mais encantadoras do arquipélago das Bijagós. Há uma grande praia de areia branca e fina, cercada pelo verde escuro da floresta. Algumas árvores, literalmente, mergulham-se no mar, com a sua grande folhagem que reflecte-se na água.
Além disso, a ilha de Rubane é rica em peixe, um oásis para os pescadores.
Ilha de Melo
Melo é uma ilha sem habitantes permanentes com excepção dalguns pescadores. É quase completamente cercada por praias magníficas. O circuito ao redor da ilha pode ser feito a pé ou de barco para apreciar as vistas e praias.
A mais famosa é a Praia dos Flamingos, uma bela praia de areia branca, onde você pode encontrar um grande número de aves marinhas e espécies migratórias.
Outras praias podem ser encontradas em quase todas as ilhas e muitas ilhotas. Eles são menores e menos conhecidos, mas não menos bela.
Se estiver em Orango, não pode perder a longa praia, entre a ponta do Orango Parque Hotel e Eticoga.
Algumas praias são feitas não de areia, mas depósitos de conchas. Um exemplo está localizado numa ilha ao longo da rota entre Bubaque e Orango, aqui representado com uma águia pescadora que está para tomar o voo.
Para visitar estas praias você precisa de um barco privado: o conselho é organizar um passeio pelas ilhas e pedir ao marinheiro onde encontrar as mais belas praias.
No continente:
Varela
A costa de Varela, norte do hotel Chez-Hélène, perto da fronteira com o Senegal, é um lugar de grande beleza natural, praticamente intocado.
Esta praia é uma extensão da longa costa que caracteriza a região de Casamance, no sul do Senegal, do outro lado da fronteira.
Não se deixe enganar por alguns restos de assentamentos que pode encontrar à sua chegada ao mar a partir da estrada: um pouco além, ao norte, a paisagem é linda, e esta é a praia mais popular em toda a Guiné-Bissau continental.
O contexto ainda está intacta: além de pastar vacas na praia, não é difícil ver pequenos macacos a uma curta distância do mar.
Praia de Suru
Esta praia é menos espectacular, mas é particularmente conveniente, pois perto da capital. Ela está localizada na ponta da península de Prabis.
Como chegar, onde ficar e comer
Para alcançar Varela, se não tiver um carro, viajar para São Domingos por estrada (mesmo com o táxi colectivo), e a partir daí procurar uma passagem para a costa, a cerca de 50 milhas de distância.
A Varela e São Domingos você pode ficar e comer no hotel.
Como chegar às praias das ilhas, onde ficar e comer, por favor consulte a página ILHAS.
Algumas descrições detalhadas são inseridas nos painéis da coluna à direita.
Itinerários personalizados podem ser organizados pedindo ao endereço indicado na página CONTACTOS.
Guiné-Bissau turismo | ![]() |
Rede Ecoturismo |