FOLCLORE – ARTESANATO


FOLCLORE E ARTESANATO

Junto com a beleza natural, a Guiné-Bissau atrai os visitantes com as suas muitas formas de folclore, artesanato e diversas outras manifestações da tradição.
Cada grupo étnico tem diferentes eventos culturais e tradicionais, com diferentes formas de expressões linguísticas, coreicas, musicais e manuais.

Caritas danze 03Dança
A dança é uma expressão cultural autêntica, que muda muito dependendo da etnia. A cultura animista sempre expressou os seus sentimentos através da dança de notáveis qualidades estéticas e com coreografias muito coloridas. Longe de ser apresentações teatrais reservadas aos turistas, as danças entram na vida local de todos os dias durante casamentos, funerais e cerimónias de iniciação.

Música
A música é predominantemente de tipo Africano. Há ritmos de Cabo Verde e da África Ocidental, que se entrelaçam com os “zouk” das Antilhas.
Mas o estilo mais popular é aquele da música “gumbé”, a música social da Guiné-Bissau, nascido nos anos da Segunda Guerra Mundial.

Arte
q Bubaque GB 774
A escultura é o evento artístico mais importante da Guiné, diferenciado para grupos étnicos individuais. É especialmente na arte das ilhas Bijagós que encontram-se expressões de nível superior. Muitas das obras são inspiradas em criaturas marinhas, raias, tubarões e grandes predadores, que durante os séculos acompanharam a cultura deste povo. Além disso, a arte destas ilhas é combinado com crenças religiosas e mágicas.
A qualidade das estátuas policromadas é tão alta quanto a ganhar os coleccionadores de todo o mundo.
Outra tendência importante está ligado à vida após a morte e se manifesta por obras que representam os ancestrais e permitem a comunicação com eles. Por esta razão, estas estatuetas devem ser feitas de acordo com regras rígidas. Um tipo especial é aquele que representa um espírito chamado Irã, criatura objecto de culto tradicional, com corpo metade pássaro e metade forma humana, que protege aqueles que o adoram e se vinga daqueles que o desprezam.
Há também muitos ornamentos usados por pessoas que dançam.

Artesanato
Coajoq loja comunitaria 07Filho da arte e da música, o artesanato da Guiné-Bissau é rico em tradição em todas as suas formas e manifestações.
Os objectos são construídos usando um monte de recursos locais: metal, pedra, cerâmica, conchas, madeira, bambu, vime, tecido, entre outros.

Gastronomia
Na Guiné-Bissau a cozinha, tipicamente Africana, tem uma interessante variedade de menus.
Entre os vários ingredientes do molho você pode encontrar a mancara (amendoim), o óleo de palma, a carne (carne de porco, frango e gazela), o arroz e a sua farinha.
E então, todos os tipos de peixe, servido fresco e grelhado, desde os pescadores são presentes ao longo da costa, nas ilhas e nos inúmerais brazos dos “rios”, mesmo em zonas do interior do continente.
Também são excelentes frutos do mar, ostras e camarões.
Há também pratos típicos dos países vizinhos, como a Cachupa de Cabo Verde e a Yassa senegalês, aqui transformado de acordo com os gostos de Guiné.
Não perca os sumos, que são feitos a partir de frutas recolheitas na Guiné-Bissau: bons aqueles de cabaceira (baobá), caju, tambarina. Ou as marmeladas feitas com as mesmas frutas ou mesmo com manga. Eles também fazem farinhas de plantas especiais, usadas para preparar bebidas e até mesmo infusões de cura.
É também a produção generalizada de vinho e bebidas espirituosas (a partir de óleo de palma e de caju), que nem sempre satisfaz os gostos europeus.

Onde comprar
Produções artísticas e gastronómicas são vendidas pela população em qualquer lugar do país, nos mercados e nas cidades. Existem algumas ONGs que organizam essa produção artesanal e a vendm em suas lojas, ajudando assim várias comunidades e aldeãs para ganhar através de seu trabalho.

EVENTOS EM MOMENTOS ESPECIAIS DO ANO
Existem várias expressões do folclore que são realizadas em momentos específicos do ano.
Sem mencionar os vários festivais de comida, os mais interessantes são:

O carnaval
Uma celebração muito significativa, com características absolutamente originais e autónomas que o diferenciam de outros carnavais em todo o mundo. Este evento tornou-se a expressão cultural e artística que resume as crenças de vários grupos étnicos, tradições animistas e religião cristã.

Varela tabanca luta 211

O Fanado
Cerimónia tradicional de maturidade, que se faz nas aldeias para a alcance de 25-30 anos.

O Toca Choro
Cerimónia tradicional comemorando a morte de uma pessoa.

A Luta
Luta tradicional geralmente realizada no período de janeiro a março.

Para saber quando os eventos são planejados e para reservar a sua participação, por favor pergunte na página CONTACTOS.

Nos painéis da coluna à direita, você pode ver umas propostas de visita.
Detalhes do Carnaval e de eventos que ocorrem durante períodos específicos podem ser encontrados nos painéis da página O CARNAVAL.

Guiné-Bissau turismo Rede Ecoturismo
Algumas visitas propostas:
OS BALAFONES DE TABATÓ
tabato

base: Bafatá
com carro
duração: um dia
período: todo o ano

Pequena aldeia perto de Bafatá onde os moradores costumam construir e tocar instrumentos tradicionais da cultura mandinga.

FANADO
SINTCHA-UMARO_IMG_4325

base: várias regiões
com carro
duração: um dia
período: principalmente março

Cerimónia Tradicional de maturidade alcançado nas aldeias quando os jovens chegam à idade de 25-30 anos.

PRODUÇÃO ÓLEO DE PALMA
OleoPalma

base: várias cidades
com carro
duração: um dia
período: março-julho

Visita a uma tabanca que produz óleo de palma com a metodologia tradicional, utilizando uma máquina construída e experimentada em Guiné-Bissau.

CARNAVAL
carnevale box

lugares:
Bissau
e outras cidades da Guiné
principalmente:
Quinhamel, Cacheu no continente
Bubaque nas ilhas

Carros alegóricos, pessoas que desfilam pela rua mascarados com cabeças de animais, com o corpo pintado, roupas em cores brilhantes, danças, música, venda de vinho, cerveja ...

FESTIVAL DE BUBAQUE
_DSC9765

Lugar: Ilha de Bubaque

Evento suspenso.
Quando for reprogramado, será comunicado nessas páginas

Música, danças, produtos artesanais e pratos tradicionais e Feira da Biodiversidade no coração das ilhas Bijagós.

FESTIVAL DE GASTRONOMIA
prato

Lugar: Cacheu
Duração: 2 dias

Período: fim de Novembro
(pedir ao endereço indicado na página CONTACTOS para conhecer as datas)

Um festival para conhecer os vários aspectos da culinária local numa atmosfera festiva com muita gente e podendo assistir a apresentações e participar em visitas.